PHENOMOTION
O Fantástico Pós-Vida
(com Hector Plasma)
2024 I Dir: Artur de Toledo Risi Bombonati, Daniel Furlan Peixoto, Matheus Humberto Sehnem Funari, Rodrigo Lobato Toporcov I 14m I Comédia, Mockumentary I Brasil
O fantasma Hector Plasma inicia seu novo programa documental sobre como é assombrar a famosa Mansão Magnolia. No entanto, um acidente mata o técnico de som da equipe de filmagem, trazendo uma oportunidade para Hector mostrar a ele seu novo e eterno lar.
OS DIRETORES
Como criadores e diretores deste curta-metragem, que são apenas amigos que se conheceram durante a pandemia, queremos apresentar uma história que permita a todos rir de temas geralmente desconfortáveis, como a morte, o luto, o tédio e o isolamento. O mundo e os personagens dentro de The Afterlife Show (with Hector Plasma) são um reflexo e uma celebração da estupidez cômica que percebemos na vida e que sempre expressamos em nosso trabalho.
Axolote
2023 I Dir: Giovanna Araujo I 9m I Animação, Aventura, Drama I Brasil
Um axolote — um tipo de salamandra — tenta descobrir seu lugar no mundo. Ele busca diferentes locais nos mares do México, mas é constantemente expulso. Até que, um dia, quando tenta desistir, ele encontra um lugar antigo que pode trazer tanto esperança quanto um mortal perigo.
My Mother
2023 I Dir: Chaïtane Conversat I 3m I Animação, Comédia, Fantasia I França
Em uma coreografia frenética, Célestin nos fala sobre a necessidade urgente de salvar sua mãe yeti, enquanto figuras negras dançam, consomem e maltratam ela sob o olhar impotente dos animais.
A DIRETORA
Chaïtane Conversat nasceu em 1973 e se formou na Escola Nacional de Belas Artes de Lyon. Trabalhou com várias companhias de teatro e dirigiu filmes de animação (videoclipes, filmes encomendados). Em 2000, ingressou na escola de cinema La Poudrière, em Valence. Desde 2002, tem trabalhado regularmente como animadora de stop motion e recorte no estúdio Folimage. Além disso, tem conduzido oficinas de animação em várias instituições desde 1996.
Joko
2024 I Dir: Izabela Plucińska I 15m I Animação I Polônia
Joko is a young man, supporting his entire family from his tanker job. On the second anniversary of his employment, Joko and his fellow workers are surprised by a meeting with unspecified foreign delegates who order...him to carry himself on his back. At first, Joko rebels against this humiliating practice, but he relents under peer pressure and the desire to earn a good salary. The delegates begin to increasingly dominate the boy. Red blisters appear on Joko's back, and one of the wearers can't get away from his back. Every subsequent delegate who touches Joko sticks to him.
A diretorA
IZABELA PLUCIŃSKA é uma animadora e diretora polonesa premiada, que vive e trabalha em Berlim. Ela desenvolveu uma técnica própria para criar filmes de animação: ela filma figuras que ela mesma modela com argila e plasticina. Graças ao seu método de animação especial, a diretora consegue alcançar o efeito de uma transição suave de cores e até mesmo "pintar" com plasticina.
Glass House
2024 I Dir: Boris Labbé I 5m I Animação, Experimental I França
Glass House é uma obra video-sônica, uma experiência imersiva disruptiva. É a Torre de Babel de vidro, um caleidoscópio com uma beleza hipnótica. É uma sensação, misturada com atração e repulsão, retirada dos romances de ficção científica.
o diretor
Ex-aluno da Escola de Cinema de Animação de Angoulême, Boris Labbé criou obras que foram exibidas ao redor do mundo, em exposições de arte contemporânea, festivais de cinema internacionais e concertos audiovisuais. Ele recebeu mais de cinquenta prêmios, incluindo o Grande Prêmio do Animafest Zagreb e o Prêmio Golden Nica no Ars Electronica. Atualmente, ele está desenvolvendo um projeto de realidade virtual (*Ito Meikyu*, Sacrebleu Productions) e uma cenografia em vídeo (*Glass House*, produzida pelo Ensemble Cairn).
The Lovers
2023 I Dir: Carolina Sandvik I 12m I Animação I Suécia
Um homem e uma mulher estão jantando à luz de velas em um restaurante. De repente, a aparência do homem começa a mudar. *The Lovers* é um filme de terror sobre relacionamentos em stop motion e uma comédia anti-romântica sobre um casal forçado a lidar com transformações corporais cada vez mais intensas.
A diretorA
Carolina Sandvik (nascida em 1988, Avesta) é cineasta e artista com mestrado em Belas Artes (Academia de Arte de Malmö, 2019). Ela é baseada em Malmö, Suécia. Seu curta-metragem *The Expected* ganhou o Prêmio de Melhor Curta Sueco Dragon no Festival de Cinema de Göteborg e o Prêmio Børge Ring no Festival de Cinema de Odense 2021. Além de festivais de cinema, seu trabalho foi recentemente exibido em espaços de arte como o Museu de Arte de Malmö e o Färgfabriken em Estocolmo. O projeto *The Lovers* ganhou o prêmio de Melhor Pitch de Comédia Curta no Torino Short Film Market 2021.
kawauso
2023 I Dir: Akihito Izuhara I 15m I Animação I Japão
“Kawauso” significa "lontra japonesa do rio". Um dia, uma menina encontra uma lontra japonesa do rio. Eles tentam se comunicar, mas não tem muito sucesso. Isso acontece porque a lontra japonesa do rio já está extinta, e não é possível interagir de fato com a menina. Eles existem em espaços separados. Ao retratar a lontra japonesa do rio, que se diz ter sido extinta em 2012, este curta-metragem oferece uma oportunidade de repensar o que a sociedade moderna sacrificou.
O diretor
Na década de 1990, trabalhei em muitas instalações de vídeo e obras interativas. Comecei a fazer curtas-metragens em 2005. Em 2010, *Song of the Red Forest* foi convidado para ser exibido no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Em 2012, *Li.Li.Ta.Al* foi indicado para o Festival Internacional de Cinema de Berlim e o Festival Internacional de Cinema de Annecy. Em 2016, *Vita Lakamaya* foi indicado ao Festival Internacional de Cinema de Berlim pela segunda vez. Em 2023, *Kawauso* ganhou o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Sapporo. Este será o terceiro ano em que o filme foi indicado ao Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2024.
In Perpetuum
2023 I Dir: Birute Sodeikaite I 11m I Animação, Experimental I Canadá
Uma mulher passando pela metamorfose de se tornar mãe.
A diretorA
Birute, após se formar pela Universidade de Artes de Bournemouth e pela Academia de Teatro e Música, está se desenvolvendo como artista de animação stop motion e teatro, trabalhando em diversos projetos e em diferentes países. Experimentando a fusão entre live action e animação, ela está atualmente desenvolvendo seu próximo curta-metragem.
Les Bêtes
2024 I Dir: Michael Granberry I 11m I Animação, Fantasia, Terror I EUA
Um misterioso coelho com um conjunto de chaves mágicas convoca uma série de criaturas estranhas para entreter um rei perverso e sua corte decadente neste sombrio conto de fantasia em animação stop-motion, inspirado nas obras de Ladislas Starevich.
o diretor
Michael Granberry é um diretor e animador stop-motion vencedor de três prêmios Emmy, cujo trabalho pode ser visto em filmes como o premiado com o Oscar *Guillermo del Toro's Pinocchio*, *Wendell & Wild* de Henry Selick, *Anomalisa* de Charlie Kaufman (indicado ao Oscar), *Tales of Halloween*, *Never Sleep Again: The Elm Street Legacy* e muitos outros filmes, documentários, programas de TV, séries da web e videoclipes. Seu trabalho independente, que ele descreve como "poesia slam stop-motion queer e garage-punk", utiliza materiais reciclados e reaproveitados para criar histórias visuais marcantes e únicas. Além de sua carreira como cineasta, Michael também aprecia dar palestras e workshops relacionados à animação stop-motion e manipulação de fantoches, além de ser um defensor das mulheres, minorias e membros da comunidade LGBTQ+ na indústria de animação.
Fracti
2023 I Dir: Lavinia Petrache I 5m I Animação, Experimental I Suíça
Humanos vivem suas rotinas dentro de uma aldeia flutuante no céu. O que acontece quando um deles causa o fim do mundo?
A diretorA
Lavinia Petrache é uma animadora autodidata natural da Romênia, atualmente baseada em Zurique, Suíça. Após uma carreira de uma década em ciência da computação nos Estados Unidos e na Suíça, ela gradualmente se afastou da tecnologia para se dedicar ao universo mais poético da animação. *Fracti*, seu primeiro curta-metragem, é inspirado em sua própria jornada de mudanças.
Deadline
2023 I Dir: Idan Gilboa I 12m I Animação I Israel
Deadline é uma comédia negra em stop-motion que explora o desequilíbrio de poder entre a burocracia, a morte e a devoção felina dos idosos. No centro da história está uma amizade corajosa e uma solidariedade entre duas senhoras idosas, desgastadas pela indiferença e desrespeito da sociedade.
O diretor
Formado pelo Departamento de Comunicação Visual da Bezalel. Estudou animação stop-motion e ilustração como parte de um intercâmbio estudantil na SVA de Nova York. Animador de coração, atua como diretor de arte/gerente criativo em grandes agências de publicidade. Criou diversos videoclipes que ganharam prêmios e reconhecimento.